Powered By Blogger

Friday, October 6, 2006

Até logo Lisboa...

Olá meus e minhas querid@s colegas,

Hoje é a estréia neste blogue da minha primeira mensagem em brasileiro (ou melhor no português brasileiro). Então, fazemos uma pequena avaliação da minha estadia aqui em Lisboa, cidade porta para a sul do mundo, e primeira parada em direção ao Brasil.
Cheguei no dia 18 de setembro, para seguir três semanas de curso de português na escola de línguas, CIAL, com uma bolsa do governo belga (obrigado o FOREM). Morei no apartamento do meu amigo Paulo, que fica no centro histórico da cidade, ao lado do miradouro de Santa Catarina. Ele ainda está na Republica Dominicana e gentilmente me ofereceu seu apartamento. Fica num edifício com varias amig@s, Carla e António, e depois minha querida Cristina, que me acolheu no seu ninho.


Tive cinco horas de aulas por dia, três de manhã no grupo, e duas à tarde individual, focalizando o português brasileiro. Foi bastante intenso, também com TPC (Trabalho Para Casa). O meu professor de brasileiro, Carlos, está envolvido no trabalho de uma organização, SOS Racismo, e trocamos bastante experiências sobre os aspectos de direitos humanos no campo da migração. Ele também esteve sem papéis durante quatro anos dos seus sete anos em Portugal.
Foi muito bom também reviver o ambiente erasmus, com tod@s @s alun@s da escola. Somente tinha que me acostumar ao fato de ter cinco ou bem sete anos mais que os demais. Acho que no mês de novembro, quando for para Brasil, pararei novamente alguns dias aqui, se possível. Pelo menos, pensar assim, torna o adeus mais fácil.

No comments: